Introdução
A Plataforma Regional da UN CC:Learn na África Ocidental tem como objetivo capacitar atuais e futuros profissionais – tanto homens como mulheres – dos países do Sahel e da África Ocidental, a respeito das mudanças climáticas através de uma plataforma regional para troca de conhecimentos, experiências e colaboração Sul-Sul, promovendo uma estratégia de sustentabilidade para a manutenção das conquistas desta plataforma a longo prazo.
Criada em 2018, com base na experiência dos projetos da UN CC:Learn no Benim, Burkina Faso e Níger, a Plataforma é hospedada pelo AGRHYMET, Centro Regional do Clima para a África Ocidental e o Sahel (CCR-AOS) e reúne seus 13 países membros: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Chade, Costa do Marfim, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Togo.
Público-alvo
- Governos (funcionários públicos)
- Centros de treinamento
- Jovens
Profissionais de outras áreas e o público em geral também podem se beneficiar das atividades da plataforma.
Panorama das atividades
Uma primeira fase foi concluída em 2021. Mais informações estão disponíveis aqui (inglês, francês e português).
Com base nas realizações da primeira fase, nas consultas efetuadas e em uma missão regional sobre as prioridades de aprendizagem sobre mudanças climáticas, a segunda fase do projeto se concentra na mobilização de recursos nacionais e internacionais para fortalecer a ação de capacitação climática (CEA), de acordo com as prioridades identificadas, em toda a região. Esse esforço é acompanhado pelo apoio ao compartilhamento de experiências e conhecimentos e ao desenvolvimento de novos recursos de aprendizado.
Uma nota informativa e o cronograma da segunda fase estão disponíveis aqui. Mais detalhes são apresentados nas seções a seguir.
Declaração
A fim de apoiar a mobilização de recursos adicionais para promover a educação, o treinamento e a conscientização sobre as mudanças climáticas na África Ocidental, uma declaração regional está sendo desenvolvida sob a liderança de 8 países interessados, incluindo 6 membros da plataforma – Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Níger, Senegal e Togo, além de Gana e Libéria. Os principais estágios desse processo estão incluídos abaixo:
Reunião na conferência COP27
Missão regional (6 países)
Reunião na conferência SB58
Inventário das melhores práticas regionais (6 países)
Desenvolvimento de parcerias
- Continuam as discussões com vários parceiros e possíveis doadores para mobilizar mais apoio.
- Apoio a várias atividades de treinamento e conscientização sobre mudanças climáticas para dois países, fornecido por meio da NDC Partnership; proposta de projeto apresentada para apoio a um terceiro país.
Compartilhamento de experiências e conhecimento
- Os Pontos Focais ACE e seus colaboradores tiveram a oportunidade de trocar e desenvolver seus conhecimentos – presencialmente e online – sobre a avaliação e o monitoramento da ação para o empoderamento climático (ACE) por meio da Academia para Pontos Focais ACE e do Diálogo ACE 2023, dedicados a esse tema. Esses dois eventos, organizados pelo Secretariado da UNFCCC em colaboração com vários parceiros, incluindo o projeto Monitoring and Evaluating Climate Communication and Education (MECCE) e a UNITAR, ocorreram de 7 a 9 de junho de 2023 durante a Conferência SB58 em Bonn. Mais informações sobre esses eventos, incluindo apresentações e gravações (para sessões públicas), estão disponíveis nos sites dedicados mencionados acima.
- Seminários on-line de compartilhamento de experiências e conhecimentos – com base nas prioridades comuns identificadas durante a missão regional na África Ocidental, uma série de seminários on-line será concebida para continuar a promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos no campo do treinamento em mudanças climáticas entre as partes interessadas.
Fortalecimento do conhecimento dos jovens
- Com base na experiência do Benin e na experiência regional da UN CC:Learn no sul da África, um programa de rádio regional sobre mudanças climáticas com foco especial nos jovens será idealizado.
- Os jovens da região têm a oportunidade de participar de atividades de treinamento para jovens organizadas ou apoiadas pela UN CC:Learn em nível global, incluindo o Climate Youth Negotiator Programme, o Youth Climate Dialogue, o NDC Partnership Youth Engagement Forum e a Climate Classroom.
Ensino online
É fornecido apoio para o desenvolvimento de ensino online sobre mudanças climáticas, contextualizado para a África Ocidental, em colaboração com o AGRHYMET e outras instituições de treinamento.
O curso do AGRHYMET intitulado “Integrando as mudanças climáticas às políticas nacionais, setoriais e locais” está disponível aqui.
Mais de 20 outros cursos online sobre tópicos relacionados às mudanças climáticas e à economia verde estão disponíveis gratuitamente na plataforma digital UN CC:e-Learn e estão abertos a qualquer pessoa interessada, oferecendo certificação das Nações Unidas.