Maurici Tadeu é um dos campeões da UN CC:Learn 2020. Ele criou a Escola do Farol, que visa ensinar sobre os impactos negativos das mudanças climáticas para o ambiente e a sociedade e incentivar ações para um planeta mais sustentável. Leia sobre a trajetória de Maurici e como a Escola do Farol tem contribuido para implementar atividades de baixo carbono na comunidade.

Meu nome é Maurici Tadeu e o meio em que cresci não proporcionou ferramentas para que eu pudesse ter esclarecimentos sobre questões ambientais, sobretudo com relação ao aquecimento global. Tudo o que aprendi partiu de meu interesse particular e lembro-me de uma das frases da época que me marcou: pensar globalmente; agir localmente. Diante da situação de escassos recursos financeiros, somente teria condições de aprendizado a partir de cursos e atividades gratuitas. Conheci por meio de amigos o Curso UN CCLearn sobre mudança climática online e gratuito e resolvi fazê-lo.

Foto: Maurici Tadeu

Foto: Maurici Tadeu

Com todas as informações disponibilizadas pelo curso, pude constatar que, de fato, desconhecia muitas das causas que impactam na mudança climática. Percebi que estava equivocado sobre variáveis antropogênicas, o que certamente incluía minhas próprias ações cotidianas. O curso estimulou-me a perguntar: qual é a minha parte nisso tudo, enquanto um contribuinte para um planeta mais sustentável? Então fui incentivado a procurar ações próximas à minha comunidade para juntos, encontrarmos possíveis alternativas a partir de nossos modos de vida. Minha visão mudou. Vejo agora que o grave problema da mudança climática afetará várias dimensões da vida humana e precisamos tomar atitudes eficazes e rápidas, correndo sério risco de vermos a temperatura do planeta subir a níveis que gerarão uma cascata de catástrofes.

Proteção de encostas e de erosões | Foto: Maurici Tadeu

Proteção de encostas e de erosões | Foto: Maurici Tadeu

Idealizamos uma pequena escola, a que demos o nome de ‘Escola do Farol’. Essa escola trata-se de um coletivo; um agrupamento de pessoas da comunidade com o fim de pensar sobre as questões ambientais mais prementes. Encontramos na palavra ‘Farol’ um reflexo do que tínhamos em mente, ou seja, seguir o caminho educativo, proporcionado por uma luz orientativa que nos ajude a mudar nossa visão de mundo a partir dos elementos básicos gerados pelo curso da UN CC:Learn. Pegamos um velho galpão e fizemos dele uma pequena escola. Baixamos os conteúdos do curso em PDF e Power Point, usando para isso um velho computador e nos reunimos todas as segundas-feiras. Dividimos o material para não ficar pesado e readaptamos algumas leituras para torná-lo de mais fácil apreensão, trazendo a base teórica e científica para exposição, e procurando contextualizar com exemplos próximos às nossas realidades. Com isso o grau de apreensão aumentou significativamente e as pessoas conseguiram fazer relação do aquecimento do planeta com as suas práticas diárias. Estamos, nestas aulas, qualificando nossas observações locais, e incentivando iniciativas comunitárias, atividades estas que se somam a outras estratégias de redução de risco de desastres, focando o desenvolvimento de baixo carbono.

Finalização da escola do farol | Foto: Maurici Tadeu

Finalização da escola do farol | Foto: Maurici Tadeu

Queremos, em breve, poder cooperar com as escolas formais locais para integração em seus currículos das questões sobre a mudança climática e desenvolver, em parceria, materiais de apoio à uma aprendizagem de qualidade, provendo treinamentos aos seus professores, cuidando para proteger as estruturas educacionais de nossa região para impactos ambientais futuros. Esperamos fazer jus a este chamado global por um planeta melhor, a partir de atitudes simples e que mais dependem da vontade das pessoas do que de auxílio financeiro. Temos certeza de que efetivamente podemos ser um farol, orientando atitudes de adaptação e de enfrentamento, com ações preventivas baseadas em evidências, por meio de uma atitude pedagógica simples e barata.

Recepção de crianças para dia de campo e atividades ecológicas | Foto: Maurici Tadeu

Recepção de crianças para dia de campo e atividades ecológicas | Foto: Maurici Tadeu

Na data de publicação desta história, Maurici foi nomeado Secretário de Educação em seu município. Ele pretende integrar o aprendizado da mudança climática nos currículos escolares, encontrar parceiros para desenvolver materiais didáticos e fornecer treinamento para os professores.

Engage-se:

Você conhece alguma iniciativa semelhante na sua comunidade? Compartilhe conosco nas redes sociais Facebook, Instagram ou Twitter e marque a UN CC:Learn. Vamos adorar ler a sua história!

Comece a sua jornada de aprendizagem:

Comece a aprender hoje sobre mudanças climáticas através da nossa plataforma de ensino gratuito www.unccelearn.org. Após ler a história do Maurici, você pode está interessado/a em conhecer mais sobre os seguintes cursos: