Investing in People and Learning to Foster a Climate Resilient and Green Transition

Parceria para aumentar a conscientização e desenvolver a resiliência às mudanças climáticas no Rio de Janeiro

26 março 2018 | Rio de Janeiro, Brasil

 

O projeto ZCO2 / UN CC:Learn proporcionou o espaço para uma troca de idéias com o objetivo de alinhar os interesses  para transformar os desafios que as mudanças climáticas apresentam às comunidades urbanas em oportunidades. O workshop começou com os líderes da comunidade explicando às 50 pessoas presentes na sala o que aprenderam nas últimas duas semanas, pois todos os líderes obtiveram um certificado de conclusão no Curso online introdutório sobre mudança climática disponível na plataforma UN CC:e-Learn.

A responsável pelo C40 no Rio de Janeiro, Sra. Cristina Mendonca, explicou como C40 está ligado a Prefeitura e tem se empenhado em mapear as emissões locais de CO2, os riscos climáticos locais, integrando o mapeamento na agenda de políticas públicas.

Presentes no encontro a Sra. Olga Martins e o Sr. Paulo Nemy, representantes da Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, a Sra. Gabrielle Guimarães, Assessora Sênior do Prefeito do Rio para a cooperação multilateral, e a Sra. Renata D’Acri, responsável por educacao ambiental na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, ouviam atentamente as vozes no diálogo, certamente tendo em mente a importante tarefa de integrar os planos existentes aos anseios postulados no evento.

Em seguida, a Sra. Katerina Elias-Trostmann, do World Resources Institute (WRI), explicou o projeto do Avaliação Comunitária de Resiliência Urbana que a WRI desenvolveu junto a organizações públicas no contexto de duas comunidades no Rio. Visa avaliar a resiliência de cada comunidade e, mais importante, preparar as comunidades para as ações de mudança climática e informar moradores sobre os desafios associados às mudanças climáticas. Os líderes da comunidade presentes concordaram que seria uma ótima idéia lançar o projeto em suas comunidades.

O Sr. Alfredo Tolmasquim, diretor de pesquisa do Museu do Amanha, convidou todos os participantes do workshop para uma visita gratuita ao museu. O museu abriga uma exposição permanente sobre o tema do Antropoceno e isso certamente será de grande valor agregado aos líderes envolvidos neste projeto e suas famílias.

O Sr. André Leal, diretor da ZCO2 e o Sr. Marcelo de Andrade, fundador da Pro Natura International, mostraram aos líderes exemplos de soluções relacionadas ao clima que buscam transformar desafios em oportunidades. A abordagem da ZCO2 para transformar os estoques existentes de reduções de emissões em recompensas para o usuário comum e a visão da Pro Natura de desenvolvimento sustentável dentro das fronteiras comunitárias são ótimos exemplos de soluções que consideram a abordagem “debaixo pra cima” à solução de problemas da mudança climática como uma ferramenta eficaz.

No final da tarde, a Sra. Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional da UN Habitat para o Brasil apresentou como a organização da ONU que trabalha mais próxima do nível urbano e lida com as partes interessadas nacionais, regionais e locais na condução do desenvolvimento sustentavel e nos cumprimento dos objetivos da Agenda 2030.

Finalmente, chegou a hora do Líder de Mudanças Climáticas da Defesa Civil, Walter Fonseca, apresentar o que é feito no nível do solo quando se trata de ações e educação sobre mudanças climáticas nas comunidades do Rio. A Defesa Civil é sempre a primeira a chegar em áreas de desastre e realiza constantes campanhas de conscientização em todas as comunidades da cidade.

Quando o representante da UN CC:Learn, Marcio Schittini, encerrou e agradeceu aos participantes, ficou claro que a sala estava cheia de esperança devido aos novos contatos que haviam sido feitos, bem como pela descoberta de que muitas atividades semelhantes e abrangentes já sao executadas na cidade do Rio de Janeiro. Mais importante ainda, o dia serviu para criar empatia entre importantes representantes da sociedade que nem sempre têm a oportunidade de se juntar para discutir desafios comuns.

Sobre o UN CC:Learn

O programa UN CC:Learn é uma parceria de mais de 30 organizações multilaterais que apoia países na elaboração e implementação de suas estrategias de combate as mudancas climáticas de forma sistémica, recorrente e medida por resultados. Em nível global, a parceria apoia o compartilhamento de conhecimentos, promove a elaboração de conteudo sobre mudança climática, e coordena atividades pedagogicas em colaboracao com difererentes agencias das Nacoes Unidas e parceiros locais nos paises onde atua . A nível nacional, o programa apoia os países na formulação e implementação de estratégias nacionais de aprendizagem sobre mudança climática. Atuando no nivel global e local, o Programa UN CC:Learn contribui de forma especifica ao Artigo 6 da Convencao das Nacoes Unidas sobre a mudanca do clima que fala de treinamento, educacao e maior capilaridade do conhecimento, bem como ao Programa de Trabalho 2012-2020 firmado em Doha.  O programa UN CC:Learn é financiado pelo Governo Suíço e parceiros das Nações Unidas. O Secretariado da UN CC:Learn é dirigido pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).